terça-feira, 1 de junho de 2010

Com cara de quem tá nem aí....


Bom, comecei a incentivar a Funny este final de semana passado. Ela mostra bastante vontade de brincar de bolinha e gostou muito de disputar comigo um pedaço de pano, que naquele momento, era nosso brinquedo.
A disputa começou meio travada, por parte dela, um pouco desconfiada e sem coragem. Estimulei ela mais um pouco, balançando e contornando-a com o brinquedo, fazendo sons com a boca (ela achou o máximo), e pouco a pouco  foi se soltando e querendo com mais força, disputar comigo.
Aprendi que com os Border Collies temos que ser incentivadores e não inibidores, como é com os Australian. Eles são muito mais sensíveis e tento o máximo não repreendê-los, porque eles sentem uma enorme "vergonha" e uma facilidade de perder o interesse por algo. Meus gestos tem que ser mais delicados e objetivos para um melhor resultado, assim com minha voz. Nenhum dos meus BC gostam da fala alta e até isso eu tenho que cuidar para não tirar a coragem deles, no começo.
Mas, apesar de tantos detalhes e cuidados, fiquei feliz com o caminho que a Funny e eu estamos tomando. Uma certa cumplicidade, segurança e confiança está se concretizando melhor entre nós, resultado dos treinos individuais que comecei com ela. Até porque se o J está junto, ela ainda fica conectada à ele, perdendo a ligação comigo.
Este feriadinho será dedicado a mais umas brincadeiras com os cães, principalmente com Funny.
E nunca esquecer que a recompensa é o melhor incentivo!


Nenhum comentário:

Postar um comentário